A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Minas Gerais (FETRAM) é uma entidade sindical criada em 1987 para representar os sindicatos e empresas do setor de transporte de passageiros perante os poderes públicos.

A FETRAM participa ativamente de todas as iniciativas que têm como foco a melhoria nas condições das estradas, a humanização do trânsito e uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores do transporte. Esta atuação se desenvolveu de forma mais ampla com a presença da FETRAM na presidência do Conselho do SEST/SENAT, de 2006 a abril de 2012.

Tem como princípio a união das forças para uma ação producente e eficaz em relação aos interesses dos seus associados, mas, para que ela preste os seus serviços, é fundamental o recolhimento anual da Contribuição Sindical prevista nos artigos 578, 579 e 580 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Além de garantir benefícios para as empresas, a Contribuição Sindical fortalece a atuação da entidade em defesa de toda a categoria.

A FETRAM conta com os serviços de consultoria jurídica e assessoria aos afiliados na luta contra o transporte clandestino com interposição de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN’s) e desenvolve planilhas de tarifas e salários dos municípios de Minas Gerais.