A FETRAM possui um Departamento Técnico, responsável em realizar cálculos tarifários para os associados. Os cálculos são efetuados com a finalidade de atualização da tarifa, de acordo com as alterações econômicas do país.

A metodologia adotada para se efetuar o cálculo tarifário toma como base o estudo realizado pelo Fórum Nacional dos Secretários de Transportes, a Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos (NTU) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). É coordenado pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes – GEIPOT e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes.

O Manual de "Instruções Práticas para o Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos - 1996", atualiza os coeficientes de consumo e demais índices já conhecidos além de definir os limites máximos e mínimos dos mesmos. Esses parâmetros foram estabelecidos levando em conta os levantamentos realizados em diversas cidades do país.

Para que o Departamento Técnico da FETRAM elabore a planilha de custos de tarifas é necessário preencher o requerimento abaixo. Ao recebê-lo, a FETRAM toma as providências necessárias.

*A veracidade e coerência destas informações são de suma importância para a elaboração do trabalho.
**A FETRAM não se responsabiliza por qualquer informação que não corresponda com a realidade.


* Trimestralmente é feito um levantamento com dados de tarifas, cargos, salários e data-base da categoria em todas as cidades onde existam associados. Essa tabela tem sido de grande importância para pesquisas e parâmetros entre cidades, nas negociações coletivas e até mesmo como requerimento de atualização de tarifa junto à Prefeitura ou Câmara Municipal da cidade.
Cálculos Tarifários
  •  radial
     diagonal
     tamanho 900 x 200
     tamanho 1000 x 20