Despoluir supera a marca de 20 mil aferições em 2018

 


           Frota do Despoluir a serviço do setor de transporte de passageiros em MG 

 

O Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) continua a conquistar números expressivos em Minas Gerais. No primeiro semestre de 2018, o Despoluir realizou 20.442 aferições de emissão de poluentes em veículos do segmento de transporte de passageiros, em diversas empresas e municípios do Estado.

Desse total, nada menos do que 19.061 veículos foram aprovados nos monitoramentos, que atestaram níveis de emissão de gases aceitáveis pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Nos últimos cinco meses, foram mais de 3 mil aferições mensais. Em junho, por exemplo, foram 3.742 verificações.

Como funciona

Concebido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2007, o Despoluir é executado em território mineiro, no setor de passageiros, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM).

O controle de emissão de CO2, uma das principais ações do programa ao lado das atividades educativas, é feito por unidades móveis equipadas com opacímetros (aparelhos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel).  A FETRAM possui sete unidades móveis para aferir as frotas de ônibus do Estado.

Os técnicos do Despoluir vão até as empresas e verificam a emissão de dióxido de carbono dos veículos, visando reduzir a poluição e o consumo de combustíveis.

Caso a emissão de poluentes esteja acima dos limites do Conama, as empresas são orientadas a buscar a origem do problema. Dessa forma, o programa também estimula a manutenção mecânica constante, garantindo mais segurança a motoristas e passageiros. Os ônibus que estiverem dentro dos limites preconizados recebem um selo verde.

Compromisso

O presidente da FETRAM, Waldemar Araújo, atribui o bom desempenho do Despoluir em Minas Gerais ao comprometimento das empresas e da equipe com a preservação do meio ambiente. Ele identifica crescente consciência, no segmento de transporte de passageiros, com a qualidade do ar e da natureza.

“A prova é que mais empresas do segmento de passageiros continuam aderindo ao Despoluir em Minas Gerais, já são mais de 200 empresas participantes, o que comprova o compromisso de todos com as questões ambientais, para minimizar e reverter as graves mudanças climáticas em curso”, avalia Waldemar Araújo.

 

Por Comunicação FETRAM