Condução econômica · Mantenha os pneus sempre com a pressão correta, de acordo com o manual do fabricante, pois pneus descalibrados fazem com que o veículo consuma mais combustível. · Procure não andar com os vidros abertos, esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade e melhorando o consumo. · Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia e desligando-o minutos antes de chegar ao seu destino. · Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo. · Procure aproveitar ao máximo a velocidade do veículo, reduzindo as marchas em breves paradas como em semáforos e faixas de segurança. Quando menos o freio for usado, menor será o consumo de combustível. · Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento a partir do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida. · Procure desligar o veículo em paradas com tempo superior a 5 minutos. · Todo motor possui uma faixa de rotação ideal, onde nessa faixa o motor possui maior eficiência térmica e volumétrica. Rotações abaixo ou acima da ideal fazem com que o motor consuma mais que o necessário para a realização do mesmo trabalho. · Não conduza o veículo desengrenado. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, onde o consumo é reduzido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo ande “na banguela” haverá maior consumo para manter o motor em marcha lenta. · Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo. |
Transporte sustentável
· Evite usar o automóvel para trajetos curtos. Dê preferência ao transporte coletivo ou vá a pé ou de bicicleta.
· Troque o óleo do motor e faça revisão no sistema de arrefecimento, pois isto faz com que a vida útil do motor seja prolongada.
· Procure desligar o veículo em paradas prolongadas, desta forma, você ajuda o meio ambiente, reduzindo a emissão de poluentes e evitando o desperdício de combustível.
· Você, caminhoneiro, pode ajudar a frear o aquecimento global cuidando da regulagem do seu veículo; combatendo as queimas e economizando energia.
· Abasteça o tanque do veículo apenas a noite ou no início da manhã, desta forma, você ajuda o meio ambiente, evitando que os vapores emanados do tanque se transformem em ozônio, que é um gás tóxico.
· Procure abastecer seu veículo totalmente. Andar com ponteiro do combustível na reserva torna necessário vários deslocamentos ao posto de combustível para realizar pequenos abastecimentos, além de aumentar a possibilidade de entupimento do filtro de combustível.
· Os pneus quando queimados ou descartados em locais impróprios, causam impactos ambientais, como poluição do ar e proliferação de doenças, como a dengue.
· Oficinas mecânicas devem receber pneus, baterias e óleos usados. Descarte-os de maneira correta, para evitar impactos ambientais!
· Não jogue lixo pela janela, isto não reduz o consumo de combustível, mas o meio ambiente agradece!
· Não jogue ponta de cigarro acesa pela janela do veículo, esta prática pode iniciar uma queimada e trazer sérios danos ao meio ambiente.
· Realize coleta seletiva, armazene adequadamente seus resíduos, aproveite o que for possível, reduza a utilização de embalagens e evite o consumismo.
· Não jogue no lixo comum estopas, lâmpadas, pilhas e baterias. Estes resíduos podem contaminar o solo e causar doenças.
· Você sabia que papel, plástico, metal e vidro podem ser reciclados? Faça sua parte, ajude na coleta seletiva do lixo!
· No descarte de latas de metal pressione as tampas para dentro para evitar acidentes a quem irá manusear ou reciclar o lixo.
· Oriente sua família, amigos e colegas de profissão, lembrando-lhes que não se deve jogar lixo nas ruas. Seja um amigo do meio ambiente!
· Cuidado com o manuseio e descarte de lâmpadas fluorescentes, pois algumas lâmpadas contêm metais pesados, como mercúrio metálico.
· As queimadas prejudicam a vegetação e causam impactos na saúde humana, por isso, sempre que avistar queimadas, informe ao IBAMA através do 0800 61 8080.
· Armazene sempre que possível, a água da chuva para reutiliza – lá para agricultura, jardins, hortas.
· Evite banhos demorados, pois, além de gastar água, consome-se muita energia.
· Você sabia que uma única torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em 1 dia, 46 litros de água?