Em menos de um mês, mais três unidades do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) em Minas Gerais serão contempladas com simuladores de direção: Araxá, Lavras e Teófilo Otoni.
Usado na qualificação de trabalhadores no transporte de passageiros e de cargas, o equipamento simula principais tipos de situações vividas nas estradas e em vias urbanas, como obstáculos, neblina, chuva forte, manobras arriscadas, entre outros.
Conforme cronograma do Conselho Regional de Minas Gerais (CRMG) do SEST SENAT, os simuladores serão instalados na Unidade B nº 92, em Lavras, dia 30 de agosto; na Unidade nº 96, em Araxá, dia 10 de setembro; e na Unidade B nº 74, em Teófilo Otoni, dia 17 de setembro.
O presidente do CRMG, Waldemar Araújo, observa que a utilização de simuladores na capacitação de profissionais habilitados possibilita criar situações que talvez o motorista não tenha passado, mesmo tendo bastante tempo de condução.
“E proporciona a vivência de inúmeras possibilidades que não seriam possíveis em um treinamento real. A proposta pedagógica dos cursos que utilizarão os simuladores permite acompanhar o desempenho e a evolução dos alunos em tempo real”, diz.