João Monlvedae se torna o primeiro município mineiro a receber o reconhecimento pelo compromisso com a sustentabilidade no transporte público. Em solenidade realizada no auditório do Sest Senat no dia 23 de agosto, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM) deu início ao “Movimento Cidade Verde”, uma iniciativa do Programa Ambiental DESPOLUIR que visa reconhecer municípios mineiros que investem em um transporte público mais sustentável e em ações que melhoram a qualidade de vida da população.
“Ao receber esse reconhecimento, João Monlevade se consolida como um exemplo para outras cidades mineiras, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade e preservação ambiental”, destacou o presidente da FETRAM, Rubens Lessa Carvalho.
Estiveram presentes representantes das empresas agraciadas, Célere Transportes Ltda; Univale Transportes Ltda; Transportadora Bela Vista de Minas Ltda; Enscon Viação Eireli e Lopes & filhos Ltda. Prestigiaram o evento, além do presidente da Fetram, Rubens Lessa Carvalho, que representou o presidente do Conselho Regional do Sest Senat, Sérgio Pedrosa, o Diretor, Wilson Reis Couto, responsável pelo Programa DESPOLUIR em Minas Gerais, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Fernando Linhares, a gestora da unidade do Sest Senat, Mariângela Melgaço e o chefe do gabinete do prefeito, Gilberto Barcelos.
Criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Programa DESPOLUIR visa promover a sustentabilidade no setor de transporte. Benefícios do Programa:melhoria da qualidade do ar com a redução das emissões de poluentes, o que contribui para um ar mais limpo e saudável para a população. Aumento da segurança e da sustentabilidade nas operações com a manutenção constante dos veículos e com a adoção das boas práticas no setor.
Como participar: todas as empresas de transporte de passageiros filiadas à FETRAM podem participar gratuitamente do programa DESPOLUIR. Para mais informações, acesse o site da entidade: fetram.org.br/