Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente executivo da NTU participa de audiência pública na ALMGNa pauta, as cobranças de pedágios em Minas Gerais

Na tarde desta terça-feira, 11 de março, o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), Francisco Christovam, após uma visita ao SetraBH, participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate focou na criação de novos postos de pedágio no estado e seus impactos para os consumidores mineiros.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno Barros de Souza, abriu o evento defendendo as concessões como solução para os investimentos necessários na malha rodoviária de Minas Gerais, a maior do país, com cerca de 22 mil quilômetros.

Em sua apresentação, Francisco Christovam destacou dados sobre o transporte urbano de passageiros no Brasil e a importância de investimentos em infraestrutura. Ele abordou a complexidade da cobrança de pedágio para o transporte coletivo, ressaltando que os custos, invariavelmente, são repassados às tarifas, o que aumenta o custo de vida da população de baixa renda.

“A população carente, que depende do transporte coletivo, não pode arcar com custos adicionais”, afirmou Christovam. Ele destcaou que a isenção de pedágio para veículos de transporte coletivo já está em discussão no Congresso, destacando a necessidade de equilíbrio entre a sustentabilidade financeira do sistema e a acessibilidade para a população.

A audiência reforçou a importância de políticas que considerem os impactos sociais e econômicos da cobrança de pedágios para toda a população nas regiões onde serão implantadas, especialmente para os usuários do transporte público. A reunião contou com a presença de deputados e representantes de entidades como a FIEMG, DNIT, Sindpesa, Procon e prefeituras mineiras.