Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ANTT empossa novos diretores

Mandato será de cinco anos e acontece em momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) viveu, nesta terça-feira (16/9), um de seus momentos marcante e emblemático. Em cerimônia solene realizada no auditório da sede, na capital federal, tomaram posse o novo diretor-geral, Guilherme Theo Sampaio, e o novo diretor, Alex Antônio de Azevedo Cruz. O evento, acompanhado por cerca de 500 pessoas, reuniu parlamentares, autoridades do Executivo e do Judiciário, dirigentes de órgãos de controle, representantes do setor produtivo e do setor regulado, além de servidores e colaboradores da Agência, simbolizando a centralidade da instituição no ciclo de investimentos em infraestrutura que projeta transformar a logística do país.

A solenidade contou ainda com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que deu o tom cívico e festivo da ocasião, abrilhantando a solenidade. A mesa de honra foi composta, além dos novos diretores empossados, por nomes de peso, como o senador Marcos Rogério, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal; o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, representando o ministro Renan Filho; os diretores da ANTT, Felipe Queiroz e Amaral Filho; e o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, também prestigiou o evento.

A posse marca a consolidação de um processo que se estendeu pelos últimos meses: após sabatina na Comissão de Infraestrutura e aprovação em Plenário, os nomes foram confirmados pelo Senado Federal e, em seguida, nomeados oficialmente pelo Presidente da República. Agora, com a formalização, a diretoria colegiada da Agência está completa e inicia-se um ciclo de cinco anos de mandato em um momento estratégico: o maior volume de investimentos privados em transportes e infraestrutura terrestre da história nacional.

Quem são os novos diretores da ANTT

Mineiro e advogado licenciado, o novo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, já integrava a diretoria colegiada da ANTT desde 2021 e exercia interinamente a direção-geral desde fevereiro deste ano, em decorrência do término do mandato do ex diretor-geral, Rafael Vitale. No discurso de posse, mesclou emoção pessoal e firmeza técnica. “É com muita alegria e senso de responsabilidade que assumo a direção-geral da ANTT. Para mim, este momento simboliza a continuidade de uma trajetória que começou ainda como estagiário e que hoje me permite liderar uma das mais importantes agências do país”, afirmou Guilherme Theo Sampaio, visivelmente emocionado diante do auditório lotado e com a presença da família, esposa e filho Theo.

Em seguida, ressaltou os pilares de sua gestão: um olhar interno, dedicado a valorizar servidores e colaboradores, e um plano externo, centrado na modernização das concessões, na integração logística e na experiência do usuário. Reconhecido pelo perfil técnico, destacou em sua fala a importância de garantir previsibilidade, segurança jurídica e estabilidade regulatória para atrair investimentos privados e transformá-los em resultados concretos para a sociedade. Ele lembrou ainda de avanços recentes da Agência, como “as concessões mais modernas, a solução de contratos estressados e as inovações regulatórias” e destacou o que considera a maior responsabilidade de sua gestão: garantir estabilidade, previsibilidade e segurança regulatória em meio ao ciclo de investimentos privados que já transformam o setor. “As instituições são maiores do que as pessoas, mas são feitas de pessoas. E as pessoas devem ser cuidadas, valorizadas e reconhecidas”, frisou.

Leia mais…