A Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, a segunda reunião ordinária de 2025 em sua sede, em Brasília. O evento reuniu dirigentes e representantes de todo o país para debater a agenda estratégica dos transportes no país.
Durante o encontro, foram apresentados os resultados trimestrais das entidades do Sistema Transporte, com a análise e aprovação das contas do período. O presidente Vander Costa reforçou a importância dos investimentos em infraestrutura para o crescimento econômico e a sustentabilidade do setor.
Durante a reunião, a diretoria da CNT apresentou um panorama completo das atividades e projetos em andamento. Entre os destaques, foram mencionados:
A aprovação do PL 79/2020, que amplia a contribuição ao SEST SENAT para empresas portuárias e aéreas.
O avanço do Mapa Sindical do Transporte, uma nova ferramenta para facilitar o acesso às informações sobre a base sindical.
A expansão e modernização do SEST SENAT, com a inauguração de novas unidades e o lançamento de programas inovadores, como o de laboratórios digitais de próteses e o uso de realidade virtual.
As iniciativas do ITL (Instituto de Transporte e Logística) para a formação de gestores, incluindo a criação de uma rede de profissionais e o foco em diversidade e inclusão.
Na quarta-feira (10), as reuniões de seções aprofundaram os debates por modal. Na Seção I, dedicada ao transporte rodoviário de passageiros, o presidente da Seção, Rubens Lessa Carvalho participou ativamente da discussão sobre o marco regulatório, o financiamento do transporte, ações jurídicas e projetos de lei em tramitação no Congresso.
Lessa destacou que a participação de líderes demonstra a força e a união do setor de transporte. “O diálogo constante e a colaboração entre as entidades são cruciais para defender os interesses do segmento e impulsionar o seu desenvolvimento em todo o Brasil”, finalizou.