O Sistema Transporte promove, em 23 de outubro, o 10º Fórum CNT de Debates, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. Sob o tema “Caminhos para a Descarbonização dos Transportes”, o evento integra a programação pré-COP30 da entidade e antecipa os assuntos que serão apresentados na Estação do Desenvolvimento, espaço próprio do Sistema Transporte na conferência global.
A programação inclui dois painéis: “O Brasil e a Transição Energética no Transporte”, que propõe discutir políticas públicas, metas climáticas e o papel estratégico do transporte no cumprimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa; e “Soluções Tecnológicas e Inovação para a Descarbonização”, com foco em alternativas sustentáveis para o setor, como biocombustíveis avançados, diesel verde, eletrificação e hidrogênio verde.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB) participam da cerimônia de abertura ao lado do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. Também estarão presentes Vinícius Ladeira, diretor do Sistema Transporte e líder do projeto Transporte e a COP30; representantes do governo federal, como Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, e Aloisio Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima; além de lideranças do setor privado, como Igor Calvet, presidente da Anfavea, e Francisco Mazon, CEO da Viação Santa Cruz.
Realizado bienalmente desde 2020, o Fórum CNT de Debates é um espaço de diálogo entre o setor de transporte, a sociedade e os poderes constituídos, em busca de soluções para o desenvolvimento da infraestrutura e da mobilidade no Brasil. O evento também se consolidou como um ambiente de networking e de construção colaborativa, reunindo representantes de diferentes segmentos socioeconômicos e dos Três Poderes em torno de uma agenda comum.
Leia mais