Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FETRAM participa do 5º Encontro de Comunicadores em Brasília com foco em atuação em rede

Realizado no último dia 4 de fevereiro, na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF), o 5º Encontro de Comunicadores do Sistema Transporte consolidou-se como um marco para a integração do setor. O evento reuniu profissionais de comunicação de entidades, federações, sindicatos nacionais e associações ligadas ao transporte de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo).

O principal objetivo do encontro foi promover o alinhamento institucional, a troca de experiências práticas e o fortalecimento da atuação em rede nacional de comunicação. Para o setor, essa união é fundamental para projetar uma imagem sólida e coesa perante a sociedade e os tomadores de decisão.

Presença da FETRAM

A assessoria de comunicação da FETRAM (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais) esteve presente de forma ativa. A participação da federação mineira reforça o compromisso de manter o transporte de passageiros de Minas Gerais alinhado às melhores práticas nacionais e conectado aos fluxos de divulgação do Sistema Transporte.

Destaques da Programação

A abertura foi conduzida pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, que deu o tom do evento ao destacar a comunicação como ferramenta de valorização do setor.

Gestão de Reputação: A palestra de Vania Bueno sobre “Imagem e reputação institucional” trouxe insights sobre como as entidades podem construir credibilidade a longo prazo.

Alinhamento 2026: Um dos pontos centrais foi o debate sobre o alinhamento político-institucional para o ano de 2026, definindo as prioridades de comunicação para os próximos ciclos.

Comunicação em Rede: Rodrigo Caetano abordou o conceito de rede como ativo estratégico, essencial para que as informações de federações e sindicatos alcancem maior impacto nacional.

Prêmio CNT de Jornalismo: O evento dedicou um espaço especial ao prêmio, incentivando as assessorias a fomentarem pautas de qualidade na imprensa regional e nacional.

Diálogo e Fluxos de Divulgação

No período da tarde, a Gerência Executiva de Comunicação apresentou os novos fluxos de trabalho e processos de divulgação integrados. O encontro foi encerrado com um momento de escuta e diálogo, onde os profissionais de todo o Brasil puderam compartilhar desafios locais e sugerir melhorias para a comunicação do sistema como um todo.

Para a FETRAM, a experiência em Brasília foi uma oportunidade valiosa de levar as demandas mineiras para o centro do debate nacional e fortalecer a cooperação entre os diversos modais de transporte.