Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cariacica sedia o II Encontro Técnico Regional Sudeste do Despoluir

O II Encontro Técnico Regional Sudeste do Programa Despoluir 2023 –  realizado em Cariacica, Espírito Santo, terminou nno dia 31 de agosto. O evento, que contou com a participação de técnicos e coordenadores de toda aregião sudeste, foi organizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pela Federação das Empresas de Transporte do Estado do Espírito Santo (Fetransportes).

 

 

O objetivo do encontro foi reciclar os conhecimentos dos participantes sobre os serviços ambientais oferecidos pelo Despoluir, além de apresentar as novidades do programa. Entre as principais atividades realizadas, destacam-se capacitações voltadas às linhas de ação Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel.

A Avaliação Veicular Ambiental, por exemplo, é uma inspeção que tem como objetivo verificar se o veículo está em conformidade com as normas ambientais vigentes. Já a Avaliação da Qualidade do Diesel consiste na análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das empresas atendidas pelo Despoluir, para garantir que o combustível esteja dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.

Além das capacitações, o evento também contou com palestras técnicas sobre temas que envolvem transporte e meio ambiente. Entre os temas abordados, estiveram a importância da descarbonização do transporte rodoviário, as oportunidades para o setor de transporte sustentável e as perspectivas para o futuro do transporte no Brasil.

Para o presidente da CNT, Vander Costa, o II Encontro Técnico Regional do Despoluir foi um sucesso. “O evento foi uma oportunidade para que os participantes atualizassem seus conhecimentos sobre os serviços ambientais oferecidos pelo Despoluir e para que conhecessem as novidades do programa”, afirmou.

Costa destacou ainda que o Despoluir é um programa fundamental para a melhoria da qualidade do ar no Brasil. “O programa já realizou mais de 4 milhões de avaliações veiculares e 55 mil atendimentos a empresas e caminhoneiros autônomos, contribuindo para a redução das emissões de poluentes”, disse.

O presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, também avaliou o evento de forma positiva. “O encontro foi uma oportunidade para que os participantes trocassem experiências e conhecimentos, o que é fundamental para o desenvolvimento do setor de transporte”, disse.

Chieppe destacou ainda que o Despoluir é um programa importante para o transporte rodoviário brasileiro. “O programa contribui para a melhoria da eficiência energética dos veículos, o que reduz os custos operacionais para as empresas e gera benefícios para o meio ambiente”, afirmou.