Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FETRAM E SUMOB Participam De Seminário Sobre Descarbonização Do Transporte Promovido Pela SME

 

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realizou, no dia 20 de novembro, o seminário técnico “Transporte e Mobilidade no Cenário da Descarbonização”. O evento reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir os desafios da transição para um sistema de transporte mais sustentável.

Uma das mesas de debates foi coordenada pelo presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Minas Gerais (FETRAM),  Rubens Lessa Carvalho que teve como tema, o transporte coletivo nesse cenário. Lessa destacou o Programa Ambiental DESPOLUIR, que há mais de 16 anos, incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis.

“O DESPOLUIR é um programa gratuito e aberto a participação de todas as empresas do setor, uma das ações do despoluir de maior destaque é a avaliação veicular ambiental –  que tem o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis”, explicou Lessa.

A mesa teve palestras de André Dantas, Superintendente de Mobilidade da SUMOB e do professor Roberto Andrés, urbanista da UFMG e diretor da Rede Nossas Cidades. Dantas falou sobre o futuro do transporte público em Belo Horizonte, enquanto Andrés abordou a implantação da tarifa zero no transporte coletivo.

Ao final, o debate sobre o tema chegou ao consenso de que, somente com o trabalho conjunto de todos os setores da sociedade, será possível construir um sistema de transporte que contemple todas as demandas da população de forma sustentável, eficiente e equilibrada em um futuro próximo.

Para a presidente da SME Virgínia Campos, o seminário foi uma oportunidade para discutir um tema de grande importância para o futuro de toda a sociedade. “O debate foi produtivo e contribuiu para a construção de um consenso sobre a necessidade de um sistema de transporte mais sustentável”.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) foi a patrocinadora do evento.