Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INFORMATIVO – FETRAM em movimento

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM) agradece a todos os colaboradores e parceiros por mais um ano de atividades com ações voltadas para o crescimento sustentável das empresas transportadoras, consolidando assim o papel da entidade como agente transformador na luta por melhorias da infraestrutura das estradas, da humanização do trânsito e do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida da população.

Marco regulatório e Campanhas de conscientização

No ano de 2023, um dos principais temas abordados pela FETRAM junto a autoridades e entidades coligadas, em muitas reuniões e encontros, foi a definição de um marco regulatório para o transporte coletivo. A entidade acredita que o novo marco regulatório pode ser uma oportunidade para o setor se modernizar e crescer de forma equilibrada, garantindo a competitividade das empresas e principalmente o atendimento às necessidades da população.

Outro foco da entidade em 2023 foram as campanhas de conscientização sobre a importância do transporte público e os riscos do transporte irregular. Além disso, a Federação se empenhou em campanhas de alerta para os riscos da utilização do serviço de mototaxista. A Semana Nacional do Trânsito inclusive foi uma excelente oportunidade para reflexão e conscientização sobre o crescente problema de segurança dos transportes nas cidades.

Desenvolvimento profissional

A FETRAM também investiu ao longo do ano no desenvolvimento profissional dos trabalhadores do transporte, promovendo ações conjuntas com o Conselho Regional do SEST SENAT como a Jornada de Desenvolvimento Profissional e a Feira da Empregabilidade, que ofereceu oportunidades de emprego e capacitação para os profissionais do setor.

O Sistema CNT SEST SENAT celebrou em julho 30 anos de atividades, além de uma campanha nacional, outras ações marcantes foram destaque em 2023 como a inauguração das novas instalações da Unidade do SEST SENAT na cidade de Pirapora (MG), do lançamento de uma plataforma de cursos online, contemplando o ensino a distância para profissionais em localidades mais afastadas. Promoveu a 30ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, realizou a Pesquisa CNT Perfil Empresarial do transporte rodoviário urbano de passageiros. Na Unidade do SEST SENAT José Carvalho em BH foram várias as ações com destaque para o movimento Pró-Vidas com a ANTT para discutir duplicação da BR-381 e a ação “Vacina Transporte”.

Durante o ano a FETRAM esteve presente no apoio e divulgação do tradicional Prêmio Motorista Padrão, promovido pela Seplag-MG que tem objetivo de estimular e incentivar atitudes responsáveis e posturas cidadãs dos profissionais motoristas, tendo como foco a valorização da vida.

Mobilidade com Sustentabilidade

A FETRAM e o Sistema CNT SEST SENAT receberam em 2023 o prêmio Hugo Werneck pelas boas práticas do Programa Ambiental DESPOLUIR, em solenidade na sede do CDL-MG. A Federação contribuiu na divulgação da Pesquisa CNT Perfil Empresarial do transporte rodoviário urbano de passageiros no estado – participou ativamente no Seminário Técnico “Transporte e Mobilidade no Cenário da Descarbonização”, realizado pela Sociedade Mineira de Engenheiros, com representante da Prefeitura de Belo Horizonte e especialistas em mobilidade.

Além disso, a entidade continuou a certificar empresas operadoras em todo o Estado de Minas Gerais com o Selo Verde do Programa Ambiental do Transporte DESPOLUIR, que reconhece as boas práticas por meio de aferições nas emissões de poluentes pelos veículos do sistema transportador mineiro inscritos no programa que é gratuito. A entidade também foi uma das apoiadoras da 5ª edição do Fórum Transporte Sustentável realizada em São Paulo.

A FETRAM avalia o ano como positivo, com a realização de diversas ações que contribuíram para o desenvolvimento do setor de transporte de passageiros em Minas Gerais. A entidade segue comprometida em 2024 em defender os interesses das empresas associadas e promover a mobilidade sustentável no estado.

Rubens Lessa Carvalho
Presidente